segunda-feira, 2 de abril de 2012

VIVA NO CAMINHO CERTO - Números 13. 25 - 33

Nos dias de hoje a sociedade, muitas vezes, segue o caminho da maioria. Existe até uma letra de uma canção que diz: “Deixa a vida me levar”, e a vida pode estar nos levando para caminhos que nos afastam de Deus, como escreveu o homem mais sábio, Salomão, e está registrado na Bíblia: “Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte”. (Provérbios 16.25). Há, portanto, caminhos que nos levam a morte tanto espiritual como física, e por isso, nas Sagradas Escrituras, encontramos várias ocasiões em que a escolha da maioria resultou em fracasso.
Como por exemplo, temos a situação em que logo depois que Moisés conduziu o povo de Israel para fora do Egito, libertando da escravidão e estando ainda no deserto, ele enviou doze homens para espiar a terra de Canaã, a terra que Deus prometeu que mana leite e mel (Êxodo 3.8), e que eles trouxessem um relatório do que vissem.
Quando aqueles homens retornaram, trouxeram um relatório animador referente à terra, sobre a sua produção e a grande fartura proveniente da qualidade da terra. Mas a maioria dos homens, ou seja, dez deles apresentaram a Moisés suas opiniões pessoais, dizendo: “O povo que está vivendo lá, são poderosos e muito grandes. Muitos são descendentes de Enaque (eram gigantes)”.
Amados irmãos, amigos e leitores, apenas dois homens, Calebe e Josué, contestaram o que a maioria havia dito. Se, lermos todo o texto e o contexto iremos saber o que aconteceu: a maioria do povo preferiu seguir a opinião da maioria. Tendo como conseqüência, o que o Senhor disse: “Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe e Josué”. (Números 14.30)
A consequência de seguir a maioria custou ao povo um preço muito alto, pois tiveram que vagar cerca de quarenta anos pelo deserto, até que toda aquela geração morresse, entrando em Canaã e possuindo a terra apenas Calebe e Josué e os descendentes dos que morreram.
Devemos aprender que na maioria das vezes ao seguir a maioria terminamos nos dando mal, porque nem sempre a maioria é a opinião certa.
Amados irmãos, amigos e leitores, quando temos intimidade e conhecimento da lei de Deus, mesmo sendo parte da minoria, é a nossa melhor escolha. Não peque por omissão do conhecimento da palavra de Deus (Biblia), para que não venha a perder as promessas e benção que o Senhor Deus todo poderoso tem para toda a sua vida.

PREFIRA ESTAR DO LADO CERTO
A ESTAR COM A MAIORIA ERRADA


Nenhum comentário:

Postar um comentário